Blog do Lau

Blog do Lau

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Paulistão 2011 muda para tentar resgatar o charme

No desejo de tornar o Campeonato Paulista menos burocrático e um pouco mais charmoso, como o Campeonato Carioca, a Federação Paulista de Futebol, FPF, aprovou uma série de mudanças para 2011.




As quatro últimas edições do estadual paulista foram disputadas com 20 clubes em turno único classificando quatro melhores times para a semifinal e conseqüentemente dois times para a final, em partidas de ida volta. Paralelamente era disputado o Torneio do Interior, com exceção de São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Portuguesa. Quatro clubes do interior disputavam a taça e o premio de R$ 250 mil, nos mesmos moldes das finais.


Incidente em 2009



O Paulistão 2011 manterá os 20 clubes em turno único, porém os oito primeiros colocados disputarão a fase mata-mata em apenas uma partida. O primeiro colocado jogará com o oitavo, o segundo com sétimo e assim por diante até chegar à grande final. O campeão sairá de duas partidas e, provavelmente, o Torneio do Interior não existirá mais.



Há muito tempo se discute a verdadeira função dos campeonatos estaduais nos tempos de hoje. Por falta de datas, muitas vezes os grandes clubes desprezam a competição escalando times mistos e até de juvenis para não sobrecarregar os titulares no restante da temporada. Mas para os clubes pequenos do interior, esse tipo de campeonato salva (maquia) a receita do ano inteiro. Em muitos casos nem essa exposição de três meses evita a falência de clubes tradicionais que não tem espaço no cenário nacional.


Gatas do Paulistão 2010

2 comentários:

Renan Horan disse...

Acredito que este formato dá um animo a mais. O Paulistão estava muito chato!

we§ disse...

vai ficar legal agora...

Postar um comentário