As quatro últimas edições do estadual paulista foram disputadas com 20 clubes em turno único classificando quatro melhores times para a semifinal e conseqüentemente dois times para a final, em partidas de ida volta. Paralelamente era disputado o Torneio do Interior, com exceção de São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Portuguesa. Quatro clubes do interior disputavam a taça e o premio de R$ 250 mil, nos mesmos moldes das finais.
![]() |
Incidente em 2009 |
O Paulistão 2011 manterá os 20 clubes em turno único, porém os oito primeiros colocados disputarão a fase mata-mata em apenas uma partida. O primeiro colocado jogará com o oitavo, o segundo com sétimo e assim por diante até chegar à grande final. O campeão sairá de duas partidas e, provavelmente, o Torneio do Interior não existirá mais.
Há muito tempo se discute a verdadeira função dos campeonatos estaduais nos tempos de hoje. Por falta de datas, muitas vezes os grandes clubes desprezam a competição escalando times mistos e até de juvenis para não sobrecarregar os titulares no restante da temporada. Mas para os clubes pequenos do interior, esse tipo de campeonato salva (maquia) a receita do ano inteiro. Em muitos casos nem essa exposição de três meses evita a falência de clubes tradicionais que não tem espaço no cenário nacional.
Gatas do Paulistão 2010 |
2 comentários:
Acredito que este formato dá um animo a mais. O Paulistão estava muito chato!
vai ficar legal agora...
Postar um comentário