Blog do Lau

Blog do Lau

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quem realmente manda nos clubes de futebol?

Com a demissão de Dorival Jr. a imprensa e os torcedores ficaram indignados com o poder que o atleta Neymar exerce no clube. O interessante que esse pseudo-comando é comum na maioria dos clubes do Brasil. Na hora que tem que optar por alguém, a diretoria sempre vai pender a balança para o patrimônio e não para o comandante. Por isso eu não entendo tal alvoroço.







Vejam alguns casos da nossa Série A





Flamengo Campeão Brasileiro 2009

Adriano e Pet mandavam e desmandavam no clube. O imperador treinava quando bem entendesse e o Sérvio, mesmo com uma ação na justiça contra o clube, confrontou com um diretor gerando a demissão do mesmo.



São Paulo Futebol Clube de 20 longos anos

Mesmo com uma liderança positiva, Rogério Ceni é a extensão da voz do presidente Juvenal Juvêncio. Ele escala o time e, quando necessário, promove as substituições durante o jogo. Todo técnico em pauta para uma possível contratação tem que passar pelo critério do goleiro-artilheiro.



Corinthians desde 2009

Ele é sócio, garoto-propaganda e embaixador do Corinthians. Joga quando quer e não se preocupa, como antes, com o físico. As contratações passam por seu aval, como foi o caso de seu amigo Roberto Carlos. Quando ele joga, nos raros momentos, todos do clube correm por ele. Esse é o Ronaldo Nazário, um fenômeno dentro e fora de campo.

 

Fluminense/ Unimed

Fred é o maior nome, pelo menos na visão do atleta, do clube. Jogou muita bola no ano passado, mas as seguidas contusões vêm tirando o sono da torcida e esticando a vida noturna do atleta. Recentemente ele praticamente mandou o médico do clube embora depois de várias críticas. Quando se recuperar é bom o Muricy escalá-lo para não se desgastar com o patrocinador do Fluminense...



Vasco da Gama

Carlos Alberto é o símbolo do renascimento do Vasco. Até aprendeu a se controlar, mas ainda consegue criar alguns problemas para o elenco e para a diretoria. Dos comandantes citados, talvez seja o mais passivo, porém não deixa de mandar.



Atlético Mineiro

No caso do Galo o comando é do técnico Vanderlei Luxemburgo. Seria normal se esse poder não ultrapassasse as barreiras da comissão técnica e passaria a contratar jogadores, profissionais da comissão técnica, juízes (Wagner Tardelli), etc. Luxa é arquiteto, político, comentarista, modelo, atriz, manager, diretor e, às vezes, técnico.



Palmeiras

Ultimamente ninguém manda lá, nem o São Marcos.






Futebol não é só paixão, é muito, mais muito negócio...


0 comentários:

Postar um comentário