Blog do Lau

Blog do Lau

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O nosso Maracanã do futuro

O nome Maracanã vem do tupi maraka'nã, que significa papagaio. Provavelmente o rio homônimo recebeu este nome por ter suas cercanias habitadas por uma ou mais espécies destes psitacídeos. Alguns alegam que estas aves nativas habitam o bairro até hoje, mas as que são vistas hoje em dia voando são provenientes do Jardim Zoológico, localizado na Quinta da Boa Vista, assim como as garças que são freqüentemente vistas se alimentando no Rio Maracanã.





O estádio Jornalista Mario Filho, conhecido mundialmente como Maracanã, encerrou as suas atividades, no dia 05 de setembro, para uma grandiosa reforma visando a Copa do Mundo de 2014. A partida de despedida foi entre Flamengo e Santos com o placar sem gols.


O templo, que eternizou o atacante uruguaio Ghigga no fatídico Maracanazo, que reverenciou o Papa João Paulo Segundo e se calou com o puro talento de Frank Sinatra, teve as suas imagens divulgadas pelo governo do Rio de Janeiro que projetou o “Novo Maracanã”.


Produzidas por computador, as lâminas mostram como será o aspecto do estádio ao fim da reforma de 705 milhões de reais, iniciadas este mês. As mudanças incluem uma cobertura que alcança todo o setor de arquibancadas, cadeiras fixadas sobre hastes e o fim do desnível entre os anéis superior e inferior. A parte de cima do estádio será desobstruída, melhorando a circulação de ar para o público. Os camarotes, que ficam no alto, ocuparão uma faixa horizontal entre as arquibancadas.

 A capacidade do Maracanã passará de 86 000 para 76. 500 lugares. O motivo dessa redução é substituir os assentos que serão mais largos, de 48 cm passam para 50 cm e mais bem distribuídos, com lugares marcados. Na final da Copa de 50, por exemplo, o estádio cravou um recorde inacreditável com o publico de 199. 854 pessoas.


É a nossa Copa do Mundo que enfim começa, com certo atraso ainda no restante do país, mas com uma esperança de uma grande festa.




0 comentários:

Postar um comentário