Blog do Lau

Blog do Lau

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O A.I. 5 da CBF

O espírito guerreiro tão defendido pela comissão técnica da seleção brasileira está tomando proporções preocupantes. Entrevistas com ódio, insinuações provocadoras com caras e bocas irônicas e restrições a imprensa brasileira estão marcando uma comissão que, apesar dos ótimos números até aqui, não tem experiência para lidar com a pressão, cobrança e até mesmo algumas injustiças.



Até o calmo auxiliar Jorginho parece que perdeu o controle. Ele tenta impor um falso patriotismo e não perdoa as criticas que colecionou até aqui. Realmente não dá a outra face para a imprensa, ao contrario, ele acerta uma violenta cotovelada sem dó.


No caso do técnico é muito mais grave. Dunga é a arma de vingança de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Investigado e criticado nos últimos anos, Ricardo Teixeira colocou o Dunga como um leão de chácara e deu uma banana para o povo brasileiro. Mostrou o seu poder e deu o recado. Se apossou de um patrimônio nosso, a seleção.


Já o Dunga, bem no intimo, ainda não se recuperou pelo fardo que assumiu em 1990, com a desastrosa e mercenária seleção dirigida por Lazaroni, mesmo dando a volta por cima em 1994 e até mesmo em 1998. Mas como é rancoroso...


Na convocação ele privou craques aclamados pelos brasileiros e levou seus comparsas. O grupo é fechado como se a seleção brasileira fosse um racha em sua chácara particular. Estilo militar em troca da alegria.


Carlos Caetano Dunga cutucou o a torcida brasileira em uma entrevista comparando o povo do Zimbábue com o nosso povo. “Aqui (Zimbábue) o povo é muito educado e recebeu a seleção com sorriso”. Ou seja, devemos aprender com o país que tem 25% da sua população infectada com o vírus da AIDS, vive em uma ditadura cancerígena desde 1980 e gastou quase U$ 2 milhões em um amistoso demagogo.


Eu particularmente nunca vi uma seleção tão marrenta como essa. Julgam-se deuses e foram fortemente armados para guerra e não para uma festa que é preparada para nossa seleção em quatro em quatro anos desde 1950.



Será muito dolorido se a seleção fracassar na África, mas agora imaginem se esse estilo dungariano levantar a taça?


A alegria democrática do nosso futebol será sufocada pela impiedosa restrição do novo AI 5 da CBF...





Saiba um pouco sobre o A.I.5:


O Ato Institucional Nº5 ou AI-5 foi o quinto de uma série de decretos emitidos pelo regime militar brasileiro nos anos seguintes ao Golpe militar de 1964 no Brasil.


O AI-5 sobrepondo-se à Constituição de 24 de janeiro de 1967, bem como às constituições estaduais, dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais.


Redigido pelo ministro da justiça Luís Antônio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, o ato veio em represália à decisão da Câmara dos Deputados, que se negara a conceder licença para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado por um discurso onde questionava até quando o Exército abrigaria torturadores ("Quando não será o Exército um valhacouto de torturadores?") e pedindo ao povo brasileiro que boicotasse as festividades do dia 7 de setembro.


Mas o decreto também vinha na esteira de ações e declarações pelas quais a classe política fortaleceu a chamada linha dura do regime militar. O Ato Institucional Número Cinco, ou AI-5, foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira conseqüência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.

1 comentários:

Marcelo Suyço disse...

Lau, vc tá muito Rancoroso tbm.. Vamos dar tanto alento aos sem talento.. e vamos torcer Cara Brasil sil sil ...rssssssss

Postar um comentário