Blog do Lau

Blog do Lau

quarta-feira, 30 de junho de 2010

África do Sul 2010, a Copa do exagero

A primeira Copa do Mundo disputada em solo africano gerou muitas expectativas de como seria a sua organização de uma maneira geral. Questionava-se muito da própria estrutura do país que não tem tradição no futebol, não tinha estádios aptos para o evento e suas prioridades básicas estão ainda enterradas na sobrevivência do terceiro mundo. Nesses quesitos a África do Sul passou com nota C, para relembrar o antigo ginásio.



Quando finalmente a bola começou a rolar o que marcou nessa Copa foi o exagero. Tudo veio em doses cavalares como os erros de arbitragem, excesso da utilização do sistema defensivo que culminou em jogos sonolentos e medíocres, a decepção das seleções campeãs, o número de câmeras nas partidas, as deselegâncias dos técnicos e o barulho da vuvuzelas. Tudo junto e misturado.


Os árbitros trapalhões Jorge Larrionda, Koman Coulibaly, Stehane Lannoy, Wolfgang Stark e Roberto Rosetti foram condenados pelas varias câmeras das transmissões. Erros graves mundialmente propagados pela mídia. A justiça não é mais cega, mas a impunidade continua soberana.


As badaladas seleções da França e da Itália, campeã e vive em 2006, arrumaram as malas mais cedo e decepcionaram as suas apaixonadas torcidas. No caso francês a vergonha foi maior. Teve greve, xingamentos, corte de jogador e uma infeliz grosseria do técnico Raymound Domenech que só foi superada pelos murmuros do técnico Dunga na entrevista coletiva.


De menos ficaram os belos gols e jogadas que, por culpa da Jabulani ou não, não foram protagonistas do mundial.

Mesmo assim essa Copa atípica poderá se consagrar caso uma final entre Brasil e Argentina se confirme no próximo dia 11.

0 comentários:

Postar um comentário