Blog do Lau

Blog do Lau

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sakkã no Japão, uma realidade


É inacreditável a dedicação dos japoneses quando querem superar os obstáculos para atingir a excelência em alguns setores ou mesmo no esporte. Praticamente arrasado pela Segunda Guerra Mundial, o Japão enfrentou as adversidades, se reestruturou e hoje é uma potência mundial e sinônimo de qualidade principalmente na tecnologia. 

Um país tradicionalmente conhecido pelas artes marciais tem um novo sonho de consumo, o futebol. O esporte mais popular do mundo, Sakkã em japonês, vem desbancando os esportes mais populares do Japão como beisebol e golfe. Tudo planejado à moda japonesa com uma pitada brasileira de talento e alegria. 

Arthur Antunes Coimbra, o nosso Zico, foi a primeira grande personalidade brasileira a investir nesse mercado. Jogou pelo Kashima Antlers em 1991 e foi dirigente do clube. Também treinou a seleção japonesa em 2002 onde enfrentou o Brasil na primeira fase. A personalidade e postura de Zico formaram um casamento perfeito com a cultura japonesa. Leonardo, Dunga, Bebeto, Alcindo, Emerson, Juninho e tantos outros jogadores aproveitaram e aproveitam o sucesso da J League que investe em estrutura e modernidade. 



Na Copa do Mundo disputada na África, o Japão foi uma grata surpresa pelo futebol ofensivo e habilidoso. Endo e Honda foram os grandes destaques de uma seleção que chegou à fase de oitavas de final. Foram quatro jogos com duas vitórias, um empate e uma derrota. Marcaram quatro gols e sofreram dois. A parte disciplinar também foi muito bem com apenas quatro cartões amarelos e nenhum vermelho.

Dos 23 convocados para a Copa, 19 jogadores jogam no Japão. Três jogadores pertencem ao Nagoya Grampus, um jogador do Urawa Red Diamonds, dois do Jublio Iwata, dois do FC Tokio, dois do Kashima Antlers, um do Gamba Osaka, um do Shimizu S-Pulse, dois do Yokohama Marinos, um do Albirex Niigata, um do Visel Kobe e três do kawasaki Frontale. Completando a lista, um jogador do Grenoble, da França, um do Wolfsburg da Alemanha, um do Catania da Itália e um do CSKA da Rússia.

Atualmente Osvaldo Oliveira, técnico campeão do mundo pelo Corinthians, está prestes a conseguir seu quarto título nacional na terra do sol nascente. Também ganhou uma Copa do imperador, o equivalente a nossa Copa do Brasil. 

Com muita organização e investimento, o Japão será uma potencia no futebol em muito pouco tempo, pois a forte influencia brasileira já rende frutos, prestigio e visibilidade.

 Campeões da J League

Kashima Antlers (7 títulos) 1996, 1998, 2000, 2001, 2007, 2008 e 2009 

Jubilo Iwata (3 títulos) 1997, 1999 e 2002 

Yokohama F. Marinos (3 títulos)1995, 2003 e 2004 

Verdy Kawasaki (2 títulos) 1993 e 1994 

Gamba Osaka (1 título) 2005 

Urawa Reds (1título) 2006

0 comentários:

Postar um comentário