Blog do Lau

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segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Adidas é a campeã da Copa da África 2010

Disputada em quatro em quatro anos, a Copa do Mundo é garantia de lucro para muitos e superfaturamento para poucos. Diferente dos clubes, as seleções não ostentam em seus uniformes os patrocinadores de peso durante os jogos, as logomarcas são estampadas apenas em um fundo nas entrevistas coletivas e nos uniformes de treino. Na hora do gol é o brasão da federação do país e o fornecedor de material esportivo que divide com o jogador os flashes da imprensa mundial.



Fornecer materiais esportivos para uma seleção é um investimento que, além de lucrativo, ajuda a divulgar a marca da empresa. Nessa Copa do Mundo vimos uma verdadeira batalha entre Adidas e a Nike com participações especiais da Puma, Umbro, Erke, Joma e Brooks.


A Adidas é a atual patrocinadora oficial do evento. Esteve presente nas placas de publicidade, nos comerciais e na bola da Copa, a polêmica Jabulani. Como se não bastasse, a marca alemã também foi quem patrocinou o maior numero de seleções, 11 no total.


São elas: África do Sul, México, França, Argentina, Grécia, Nigéria, Alemanha, Japão, Dinamarca, Paraguai, e a campeã Espanha. Desses selecionados, sete passaram para as oitavas de final, quatro para as quartas de final, dois para a semifinal e um para a final. As três listras foi soberana em todas as fazes da Copa fazendo 81 pontos com 22 vitórias, 16 derrotas, seis empates. Marcou 56 gols e sofreu 44.


A Nike foi a segunda marca mais vista na Copa. Forneceu seus materiais esportivos para 10 equipes, uma a menos que a Adidas. Coréia do Sul, Estados Unidos, Eslovênia, Austrália, Sérvia, Holanda, Eslováquia, Nova Zelândia, Brasil e Portugal foram as escolhidas. A Holanda teve um ótimo desempenho chegando à grande final. Já o Brasil decepcionou com a fraca campanha.


Nas oitavas de final a Nike esteve presente em seis seleções. Nas quartas em duas, na semifinal em uma e na final uma. Foram 63 pontos com 17 vitórias, 11 derrotas, 9 empates. Essas seleções marcaram 52 gols e sofreram 38 gols em toda a Copa.


Eleita a terceira força do mundial, a Puma, dissidente da Adidas, investiu em sete seleções: Uruguai, Argélia, Gana, Camarões, Itália, Costa do Marfim e Suíça. Apesar de patrocinar a maioria das seleções africanas e contar com a campeã da Copa de 2006, foi o Uruguai de Diego Furlan que mais deu visibilidade para a marca. A celeste foi a única desse grupo que se classificou para as oitavas de final e se manteve até a semifinal chegando ao terceiro lugar.


Por fim, Umbro (Inglaterra), Brooks (Chile) , Joma (Honduras) e Erke (Coréia do Norte) tiveram uma seleção cada nessa Copa. Foram três vitórias, oito derrotas, dois empates. Apenas sete gols marcados e 24 gols sofridos. Só a Coréia do Norte (Erke) sofre 12 gols. Pouca visibilidade, pois apenas o Chile (Brooks) estava nas oitavas de final, e nada para comemorar.


Raio X da Copa em relação aos fornecedores de materiais esportivos:


















3 comentários:

Unknown disse...

Fala sério, Lau! Mas o uniformes mais bonitos, na minha opinião, foram os da Puma!

Ricardo Milepp disse...

Coincidência ou não, os erros de arbitragem mais marcantes da Copa beneficiaram seleções da Adidas...

aline_picci disse...

E pela 1ª vez a Adidas derrubou a Nike. Há algum tempo a Adidas é a patrocinadora da Copa do Mundo, porém segundo pesquisas, apesar dos altos investimentos em publicidade como patrocinadora oficial da Copa do Mundo, a Adidas sempre foi desbancada pela Nike em pesquisas referente aos Mundiais. Grande parte do público, segundo pesquisas, acreditavam que a Nike era a patrocinadora oficial do envento da Fifa, porém a patrocinadora era a Adidas. A Nike, seja por seus comerciais veiculados em épocas de Copas, marketing de guerrilha nos estádios e patrocínio à maior parte das seleções que participavam do evento, sempre foi a empresa que teve maior visibilidade. Porém, neste Mundial, a Adidas virou o jogo e teve grande visibilidade no cenário mundial e ficou marcada como a empresa patrocinadora do maior evento futebolístico do planeta. Seja pelo patrocínio à diversas seleções, inclusive às principais seleções do Mundial (a Espanha é patrocinada pela Adidas), as placas de publicidade dentro dos gramados e a na minha opinião a maior jogada de marketing da Adidas : a Jabulani (nunca uma bola foi tão comentada em toda a história das Copas), a Adidas de vez derrubou a Nike neste Mundial.

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