Blog do Lau

Blog do Lau

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estrutura são-paulina x técnicos

Muito elogiado pela estrutura de primeiro mundo, o São Paulo é o clube brasileiro mais vencedor dos últimos tempos. De 2005 a 2009, o tricolor do Morumbi conquistou um Campeonato Paulista, uma Libertadores, um Mundial de Clubes e três Campeonatos Brasileiros consecutivos, além marcar presença em sete Libertadores seguidas com técnicos diferentes. Sempre se curvando a estrutura e hierarquia do clube, os técnicos que passaram nesse período ganharam notoriedade, porém não repetiram o mesmo sucesso em outros clubes.




Emerson Leão comandou o time na conquista do estadual de 2005. Mesmo fazendo uma boa campanha na Libertadores, o treinador alegou uma dívida sentimental com um amigo do Japão e deixou o clube. Voltou para o Brasil no mesmo ano para treinar o Palmeiras. Comandou também o São Caetano, Corinthians, Atlético Mineiro (2x), Santos, AL-Sadd e Sport, sempre com passagens polêmicas. Atualmente está no Goiás e desde então persegue um título para seu currículo.



Campeão da libertadores e do Mundial de Clubes, Paulo Autuori também não repetiu o sucesso depois que deixou o Morumbi. Em 2006 o destino do treinador foi o Kashima Antlers do Japão. Treinou o Cruzeiro, em 2007, e o Grêmio, em 2009, com campanhas medianas, apesar do status que conquistou ao longo da carreira. Atualmente comanda o Al-Rayyan, muito mais pelo lado financeiro do que pela competitividade da profissão.



Mas o caso mais emblemático é o de Muricy Ramalho. Com uma forte identidade com o clube, Muricy foi o primeiro treinador a ganhar três títulos brasileiros consecutivos com o mesmo time. Considerado o melhor treinador do Brasil nesse período, Muricy não resistiu a sua quarta eliminação na Libertadores e caiu. Assumiu o Palmeiras no ano passado e, mesmo liderando o Campeonato Brasileiro em 19 rodadas, não classificou o Palestra nem para a Libertadores, amargando a quinta colocação geral. Agora comandando o Fluminense, Muricy Ramalho não consegue um inicio bom e já convive com várias críticas por causa do desempenho do time.



Manter a hegemonia do futebol brasileiro se deve muito mais pela estrutura e competência a sua comissão técnica fixa, liderada por Milton Cruz, do que o estrelismo de técnicos que ganham fortunas e não inovam em nada.



Ricardo Gomes, mesmo não conseguindo um padrão definido com o bom elenco tricolor, poderá ser campeão da Libertadores desbancando Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo, os mais vitoriosos da história recente do futebol brasileiro.

1 comentários:

Geração.COM disse...

E que assim seja...rsrs

Postar um comentário