Blog do Lau

Blog do Lau

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Por um contrato milionário, o manto do Barcelona é “vendido” pela primeira vez



Depois tanta insistência das grandes empresas em estampar a sua marca no manto do melhor time do mundo, a diretoria do Barcelona, enfim, cedeu e entrou para história do esporte. O clube, que tem Messi e a base da seleção espanhola, assinou um contrato de cinco temporadas com a Qatar Foundation para patrocínio de camisa a partir de julho de 2011. O acordo acabará com uma história de 112 anos sem receber para estampar marcas no uniforme blaugrana. O valor é o maior já alcançado por um clube de futebol em acordos do gênero: 30 milhões de euros por temporada.




Ultimamente o Barcelona promovia a Unicef sem cobrar nada. Com uma grande base de associados, o clube catalão não dependia desse recurso tão bem trabalhado na Europa e apenas gatinhando aqui no Brasil.


 Seria dificuldade financeira?



A Espanha sofreu muito com a ultima grande crise mundial e os times da Liga Espanhola, na sua grande maioria, estão passando por dificuldades financeiras chegando até a atrasar salários dos jogadores.


 Depois que o presidente Joan Laporta terminou o seu mandado, uma auditoria foi feita e nela veio à tona uma fraude do balanço do clube. O lucro de 9 milhões de euros, como inicialmente declarado pelo antigo tesoureiro Xavier Sala i Martín, e sim um prejuízo de 80 milhões.


 Um exemplo de má administração foi a venda do zagueiro Chygrynsky ao Shakhtar Donetsk por 15 milhões de euros, um ano após comprá-lo do mesmo clube por 25 milhões.


 A marca Barcelona não corre o risco de falir, pois tem crédito e prestigio suficiente para ser amparado por qualquer instituição financeira, mas esse sinal amarelo que ascendeu no clube preocupa e os erros devem ser corrigidos.



Fora desse cenário, o futebol apresentado pelo clube catalão empolga o mundo e foi tema de uma palestra do ex-técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, no Footecom desse ano.

 








0 comentários:

Postar um comentário