Blog do Lau

Blog do Lau

sábado, 11 de dezembro de 2010

Guga, Simply The Best!

No dia 04 de dezembro de 2000, um brasileiro vencia a barreira do Tênis mundial e se consagrava como o numero 1 de um esporte que ainda não faz parte da nossa especialidade, apesar dos grandes feitos de Maria Esther Bueno. No país do futebol, as palavras como “ace”, ‘Grand Slam”, “set point”, “game” e principalmente “saibro” disputavam cada centímetro nas rodas de bares com as consagradas “defesa”, “gol”, “impedimento”, etc. Era o efeito “Gustavo Kuerten” que foi avassalador, porém não aproveitado pelos homens que mandavam no Tênis brasileiro.



 Santa Catarina é a terra natal desse manequinho que reinou três vezes em Rolang Garros e ajudou a divulgar uma imagem sadia do povo brasileiro. Ao lado de Ayrton Senna, Guga é um ídolo de uma geração que privilegiou a dedicação e a honra em nome da vitória. Guga é assim, um cidadão do mundo. Lorde na derrota e na vitória.



Na festa que homenageou os 10 anos do épico jogo que garantiu o topo do mundo para Guga, Agassi foi impecável mesmo sendo coadjuvante. Um dos maiores nomes do Tênis, simplesmente aplaudiu o nosso irmão brasileiro. Perfeito em uma justa homenagem. Grande como sempre foi na carreira.



Pesquisando a vida de Guga, me arrependo de todos os tolos erros que cometi na vida, principalmente quando não tive a grandeza admitir quando errava. Sua humildade fascina até o mais cético que desdenha o nosso povo e não enxerga a sua grandeza. Devemos muito ao Guga e mesmo assim ele nos agradece.



O Tênis é um esporte solitário. Treinos exaustivos e uma rotina de viagem aproximam o atleta com a sua consciência. Longe de casa e da família querida, Guga desbravou um caminho nada fácil e se não fosse o seu corpo que padeceu todos esses anos, ele ainda estaria na ativa.

 Obrigado Guga, Larri Passos, Fernando Meligeni e toda geração que nos representou tão bem em um esporte que os gringos estão muito a nossa frente.



É por esses irmãos que cada dia que passa eu sinto mais orgulho de ser brasileiro, mesmo com a mediocridade de nossos políticos e das pessoas que buscam a vantagem na desvantagem do próximo.



Guga, Simply The Best!





0 comentários:

Postar um comentário