Blog do Lau

Blog do Lau

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Especial São Paulo x Santos: a revanche em 1980...








O ano de 1980 teve como destaque a final do Campeonato Paulista entre São Paulo e Santos.  Sempre com um regulamento obscuro, confuso e pouco inteligente, o tricolor, mesmo assim, conquistava seu décimo segundo título paulista. Uma revanche de 1978,
quando a primeira geração dos meninos da Vila venceram o São Paulo.


O campeonato durou de 11 de Maio de 1980 até 19 de Novembro do mesmo ano e contou com a participação de 20 equipes, todos jogavam entre si em dois turnos, os 4 melhores se classificavam para a semifinal do turno e depois para a final e este vencedor se classificava para a grande final a ser realizada com o vencedor do 2º turno disputado da mesma forma. Caso o vencedor de cada turno fosse o mesmo ele era declarado campeão automaticamente.


O primeiro turno a Portuguesa foi a melhoe equipe, se classificando para a semifinal junto com o Santos, Botafogo de Ribeirão Preto e Ponte Preta. O Santos acabou vencendo o Botafogo e fez a final contra a Lusa, que por sua vez eliminou a Ponte Preta. Na grande final o Peixe derrotou a Portuguesa nos dois jogos, e se classificou para a grande final.


No segundo turno o São Paulo FC foi o dono da melhor campanha. Os outros três melhores colocados,  respectivamente ficaram com Ponte Preta, Corinthians e Internacional de Limeira. O tricolor derrotou a Inter de Limeira, hoje na Série A3,  

 apenas na prorrogação. Já a Ponte Preta passou pelo Corinthians. Na final do segundo turno o São Paulo saiu vencedor depois de uma vitória no primeiro jogo e uma prorrogação em 0 a 0 após derrota no segundo jogo com a Ponte Preta, já que tinha melhor campanha.


A finalíssima do campeonato foi disputada entre Santos, o campeão do 1º turno e o São Paulo que venceu o 2º turno. No primeiro jogo a equipe do Morumbi venceu por 1 a 0 e repetiu o mesmo placar no segundo jogo sagrando-se campeão paulista de 1980 e conquistando o décimo segundo título paulista da sua história.


Os destaques do Santos naquele ano eram o meia Pita e o atacante João Paulo.O São Paulo tinha em seu elenco os craques Valdir Peres, Oscar, Dario Pereyra, Zé Sergio e seu maior artilheiro da história, Sergio Chulapa.



Ficha da Final

Santos 0x1 São Paulo
Morumbi (19 de novembro de 1980)
Público: 61.130 pagantes
São Paulo: Valdir Peres; Getúlio, Oscar Bernardi, Darío Pereyra e Aírton; Almir, Heriberto e Renato "pé murcho" (Alexandre Bueno); Paulo César, Serginho Chulapa (Assis) e Zé Sérgio. Técnico: Carlos Alberto Silva.


Santos: Marola; Nelson, Joãozinho, Neto e Washington; Toninho Vieira, Rubens Feijão (Claudinho) e Pita; Nilton Batata, Campos e João Paulo (Aluísio). Técnico: Pepe.


Gol: Serginho, aos 40 min. do 1º tempo

Árbitro: Oscar Scolfaro



Estanislau Junior
Twitter:@blogdolau
Estanislau.10@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário