Blog do Lau

Blog do Lau

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Especial São Paulo x Santos: O jogo dos fujões (1963) ...










São Paulo e Santos sempre fizeram ótimos jogos, disputaram títulos e são, no Brasil, os clubes que mais conquistaram a Libertadores, com três taças cada. Tanta rivalidade fez o derby ser batizado de SanSão, tamanha é a importância dada pela mídia. E domingo teremos mais um capitulo dessa história pela semifnal do Campeonato Paulista 2012.


O centenário time praiano tem como maior orgulho o legado de Pelé e Cia.Considerado o melhor esquadrão de todos os tempos, o Santos um dia foi covarde, pequeno e fugiu de campo, fato pouco divulgado e jamais citado em DVD’s comemorativos ou livros de José Roberto Torero.


O episódio aconteceu na noite de 15 de agosto de 1963. O jogo começou equilibrado. Faustino abriu o placar para o São Paulo, logo aos cinco minutos.  O rei Pelé empatou para o Santos aos 21 minutos. Porém aos 37 minutos, Benê marcou o segundo gol para o tricolor e logo em seguida, aos 40 minutos, Sabino ampliou marcando o terceiro gol, para desespero do elegante Gilmar dos Santos Neves. 


O que era para ser uma derrota normal, acabou virando uma grande confusão.  Os santistas reclamaram e o árbitro, Armando Marques, não tolerou os protestos e expulsou Pelé e Coutinho.


 Pelé estava indignado: "Quero que um avião caia sobre minha cabeça e de meus familiares se eu fiz alguma coisa!", gritava. 


Sem sucesso nos argumentos, o Santos teria que voltar para o segundo tempo com apenas nove jogadores. 


No intervalo, Oswaldo Brandão, técnico do São Paulo, sentenciou: “Este jogo não vai acabar”. O Dr. Nélson Consetino (médico do Santos) já me disse que vão melar o jogo".


E Brandão estava certo. O Santos voltou para o segundo tempo só com oito jogadores: o lateral Aparecido, que tinha estreado naquela noite, ficou "contundido" no vestiário.


 O jogo recomeçou e aos sete minutos e Pagão ampliou para 4 a 1. 


Começou então o "cai-cai". Pepe e Dorval resolveram cair e esperar a maca para não voltarem mais ao gramado. 


Armando Marques apitou o fim da partida, pois o Santos não tinha número legal de jogadores em campo para continuar o jogo.



FICHA TÉCNICA
São Paulo 4 x 1 Santos
Data: 15/8/1963
Competição: Campeonato Paulista da Divisão Especial de 1963 – 1º. Turno
Local: Estádio “Municipal do Pacaembu”, em São Paulo
Árbitro: Armando Marques
Renda: Cr$ 19.950.000,00

Gols: Faustino (5’), Pelé (21’), Benê (37’), Sabino (40’); Pagão (7’)

São Paulo: Suli; Deléu, Bellini e Ilzo; Dias e Jurandir; Faustino, Cecílio Martinez, Pagão, Benê e Sabino. Técnico: Osvaldo Brandão

Santos: Gilmar; Aparecido, Mauro e Geraldino; Zito e Dalmo; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Luís Alonso Peres, o Lula.



Ocorrências: Pele e Coutinho foram expulsos por reclamação aos 41’, Aparecido não retornou do vestiário ao final do primeiro tempo alegando contusão. Pepe aos 4’ e Dorval aos 8’ da etapa final também deixaram o jogo alegando contusões. Com número de jogadores insuficientes para prosseguir a partida, o árbitro teve que encerrar a partida.



Estanislau Junior

Twitter: @blogdolau

estanislau.10@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário