Blog do Lau

Blog do Lau

terça-feira, 24 de abril de 2012

Especial São Paulo x Santos: O vigésimo título paulista do São Paulo...




O tricolor é o mais novo dos grandes clubes de São Paulo. O Corinthians é 25 anos mais velho, o Santos 23 e o Palmeiras nasceu 21 anos antes que o São Paulo. Por isso esses clubes têm mais títulos estaduais. Poucos, mas ganharam mais vezes.

No ano de 2000, o São Paulo conquistou o seu vigésimo titulo estadual. O adversário da final foi o Santos, o mesmo da semifinal desse ano. 

O Peixe até que tinha um time bom.Sua maior estrela  era o ex-são paulino Dodô, Carlos Germano era o goleiro, Valdir bigode, o outro atacante, e Rincón o cão de guarda.O São Paulo tinha Rogério Ceni, Beletti, Edmilson, Maldonado, Raí e França. 

O regulamento foi confuso, o que não é novidade em se tratando em futebol paulista. O América, da minha querida São José do Rio Preto, foi rebaixado na primeira fase. O Botafogo entrou em seu lugar para disputar o restante do torneio. Bateu o São José e na fase anterior o Ituano, os dois clubes que haviam sido rebaixados à Série A2 em 1999, para conseguir essa vaga maluca. Se Ituano ou São José tivessem sido campeão da fase, disputariam a primeira divisão do Campeonato Paulista no ano seguinte ao seu rebaixamento.Genialidade dos cartolas paulistas.

Mas os grandes de São Paulo classificaram para a semifinal, como se fosse alguma surpresa.

Palmeiras e Santos, de um lado, e São Paulo e Corinthians, do outro.    

O drama do Peixe foi maior, com um empate por 0 a 0 no primeiro jogo. Na decisiva partida, o Palmeiras de Marcos, Junior, Galeano e Luís Felipe Scolari, que tinha a vantagem de precisar apenas empatar para chegar à final, abriu 2 a 0, mas o Santos de Fábio Costa, Valdo e Caio virou pra 3 a 2 aos 45 minutos do segundo tempo, classificando-se para uma final de Paulistão após dezesseis anos.Desde de 1984 que o Santos não era campeão de nada.

Na outra semifinal, o Corinthians de Marcelinho Carioca, recém-campeão mundial de clubes havia alguns meses, precisava de dois resultados iguais para se classificar para a final e assim eliminar o São Paulo de Raí, Belletti e Maldonado Porém o tricolor venceu duas vezes o alvinegro, por 2 a 1 e 2 a 0, e classificou-se à decisão com a vantagem de jogar por dois resultados iguais para sagrar-se campeão.

Os dois jogos da decisão foram no Morumbi, bons tempos aqueles. França fez o gol que definiu o placar e obrigou o Santos a ganhar a outra partida por dois gols de diferença.

No segundo jogo, o empate garantiu o título para o tricolor. Dodô fez o primeiro, aos 29 do primeiro tempo. Rogério Ceni entrou para a história marcando um belo gol de falta, aos 38 da etapa inicial.

Rincón, de pênalti, fez 2 a 1 para o Santos.  Marcelinho Paraíba, que está comendo a bola no Sport Recife, também de falta, empatou a partida eliminando qualquer reação santista.

Foi assim o vigésimo titulo paulista do São Paulo...



Ficha técnica

SÃO PAULO  2x2  SANTOS
Local: Morumbi (São Paulo - 16h00);
Árbitro: Alfredo dos Santos Loebeling (SP);
Gols: Dodô 29 e Rogério Ceni 39' do 1º; Rincón (pênalti) 9' e Marcelinho Paraíba 23' do 2º;

 São Paulo: Rogério Ceni, Belletti, Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Maldonado, Vágner, Raí (Fabiano) e Marcelinho Paraíba; Edu (Carlos Miguel) e Evair (Sandro Hiroshi). Técnico: Levir Culpi.

Santos: Carlos Germano, Baiano, Claudiomiro, André Luís e Rubens Cardoso; Anderson Luís, Rincón, Valdo (Deivid) e Robert; Caio (Márcio Santos) e Dodô. Técnico: Giba.


Estanislau Junior

Twitter:@blogdolau

estanislau.10@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário