Blog do Lau

Blog do Lau

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Palmeiras, uma tradição violentada

Realmente a nuvem negra que se instalou no Parque Antártica no final do ano passado ainda não foi embora. E não tem data para sair.

A falta de elenco que o Muricy e a torcida tanto reclamam pode até ser uma justificativa, mas não a causa. Para montar um elenco é preciso planejamento, visão e influencia. Não basta apenas ser um economista renomado.

O calvário palmeirense começou quando a Parmalat firmou parceria com o clube. Na época, com dinheiro fácil, vinham craques de todos os lugares e a base do Palmeiras ficou esquecida. Quando a empresa de leites saiu, o chão desapareceu e a Série B já era uma realidade. Uma dura realidade.

Mustafá mandou no clube durante anos. Chegou a criar um Palmeiras S/A para “Arrudar” o clube. Gastou fortunas com o técnico Wanderlei Luxemburgo para ganhar apenas um Paulista de 2008. Resultado de time pequeno, pois do ano 2000 até 2009 o São Caetano e o Ituano também ganharam um título estadual.

Sempre iludida, a torcida palmeirense recebeu mais uma parceira. A Traffic, o milionário J Hawilla, entrou em cena. Investiu, mas daquele jeito que só venha a nós, o vosso reino não importa. Vendeu Valdivia, Henrique e Keirrison, não comprou o Kleber e trouxe o Muricy no momento que o funcionário Jorginho dava conta do recado. Ao mesmo tempo a “parceira” colocou o Elias no Corinthians, comprou 25% dos direitos federativos do Hernanes, levou o Fernandinho para o São Paulo, agradou o Cruzeiro e tem alguns nomes no Santos. E o elenco alviverde nada.
A torcida, ou parte dela, também contribuiu para o atual momento. Sempre pressionando jogadores, os gênios da torcida uniformizada e nada organizada mandam o centroavante Wagner Love para o Flamengo. Agora depende de Leny e Robert.Gostaram?

Denilson, Roque Junior, Edmilson, Marcão e outros velhinhos só ganharam dinheiro e não jogaram nada. Se fosse uma empresa privada os responsáveis por essas extravagâncias seriam punidos.

Nem vou qualificar ou desqualificar o senhor Luiz Gonzaga Belluzzo. Sem controle emocional ele deixou o seu torcedor íntimo falar mais alto que dirigente e falou fez besteira. Um amador.

Os dirigentes Cipullo e Toninho Cecílio não desempenham bem as suas funções. Não ganharam nada e também não se preocupam com o futuro do clube. Mandou o zagueiro Mauricio embora quando o garoto perdeu a cabeça. Acham um culpado. Perderam um patrimônio.

Amanhã ou depois eles vão mandar o técnico embora, vão contratar mais um jogador que não joga faz tempo e a vida vai seguir. É assim que se resolve.
Em 2011 o Palmeiras lutará pelo segundo título da Copa do Brasil, se melhorar muito, ou pelo segundo titulo da Série B, que financeiramente é mais viável, não é economista Belluzzo?

Pena que a sua tradição não mereça isso e nem mesmo a parte boa da torcida que canta, vibra e chora...

0 comentários:

Postar um comentário