Blog do Lau

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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O genial marketing do futebol brasileiro...


Vivemos questionando o poder de marketing dos grandes clubes europeus. Não entendemos como o Real Madri quase pagou o valor investido em David Beckham apenas com a venda de camisas. E como o Barcelona sobreviveu todos esses anos sem precisar vender o espaço máster de seu manto?

É certo que a crise que assola o mundo, afetou os grandes clubes europeus e que, assim como os nossos, eles possuem uma divida quase impagável. Mesmo assim eles ganham muito dinheiro explorando muito bem a paixão de seus torcedores e internacionalizando a marca do clube.

No Brasil, o cabresto dos dirigentes focam apenas o dinheiro comprometido da TV e a sujeira das siglas da empresas, que muitas vezes não tem as cores do clube e ganham o espaço maior que o próprio distintivo.

No São Paulo, a diretoria conseguiu mudar a imagem do clube. O carisma, conquistado na época de Telê Santana, se transformou em soberba e antipatia. O estádio do Morumbi, maior patrimônio do clube depois dos torcedores, agora é apenas uma arena de shows. A identificação dos torcedores está abalada com a falta de clássicos no estádio. Os principais camarotes foram devolvidos para o clube, pois perderam o valor. São todos contra o tricolor, mesmo que silenciosamente, e Presidente Prudente é a nova Meca do futebol paulista.

Enquanto isso no rival Corinthians, apesar de ter um efeito positivo na vinda de Ronaldo, até hoje o maior artilheiro de todas as Copas ganha um salário milionário do clube. Quem paga é o torcedor que compra um macacão de F1 com um custo fora dos padrões de mercado. Agora eles trouxeram um chinês, que joga a segunda divisão, para conquistar o mercado asiático. 

Mas não é na China que se falsificam tudo? 

Gênios...

Já no Palmeiras, um clube atolado em dividas e com o dinheiro da televisão comprometido até 2013, pede esmola para a torcida que mandou embora Diego Souza e Vagner Love com ameaças. Wesley é um bom jogador, mas não deu certo na Europa e não vale 25 milhões de reais em cotas de 100 reais. Imaginem se o volante/ala, jogar mal e não se adaptar ao esquema de Felipão? 

E porque não fazem isso, esmola publicitária, com um grande nome, como Nilmar, Alex, Kaká ou Nenê, do Lion? 

Estamos engatinhando e ainda temos a pachorra em declarar que somos os reis do futebol, dentro e fora de campo.

Assim caminha o futebol cinco vezes campeão...







Estanislau Junior

Twitter: @blogdolau

estanislau.10@gmail.com

1 comentários:

Mario Md Luffy disse...

Verdades e Mentiras
Mentira : ñ são todos contra o SP o Sp q colocou todos contra ele por prepotencia , tanto q a liberação de lucas mostra como seria facil um reaproximação.
verdade mercado chines é mercado "virgem" q passou decadas sob o comunismo burro e atrasado e agora se abre p/consumir q pode se tornar extremamente consumista , NBA contratou yao ming tanto pelo talento como a possibilidade de abrir o mercado o q se repete agora com Jeremy lin , sem contar q aposta da Nike o chines corinthiano e toda aposta vale a pena qnd é bancada com dinheiro dos outros(nike)sem contar q os europeus ñ vão lá fazer turismo, e temos q lembrar a grana gasta com conca e outros q foram p/lá
wesley é erro do palmeiras( lembrando q se ventilo q o SP/Nilmar e Cor/cristian ia fazer algo similar com Crowdfunding )e deve fracassar.
e Lau afinal qual é o papel da impressa ? apoiar ideias novas ou só criticar sem dar soluções como faz?

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